quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Resenha: Os Crimes ABC




Título: Os Crimes ABC (The ABC Murders)
Assunto: Ficção Policial
Autora: Agatha Christie
Editora: L&PM
Páginas: 256
Ano: 1936





Sobre o livro:
Em "Os Crimes ABC", Agatha Christie nos traz mais uma história sobre o magnífico detetive Hercule Poirot. Aqui podemos nos deparar com um serial killer cruel, que quer de qualquer jeito chamar a atenção de Poirot e subestima-lo, o que é algo errado de se fazer.
Hercule Poirot começa a receber cartas assinadas por "ABC", onde o assassino revela o local e a data do crime desafiando Poirot a conseguir detê-lo.




"Sr. Hercule Poirot,
O senhor aprecia resolver mistérios que são difíceis demais para os nossos policiais britânicos tapados, não é? Vamos ver, Sr. Brilhante Poirot, o quanto o senhor consegue ser brilhante. Talvez considere este osso duro demais de roer. Atenção a Andover, no dia 21 deste mês.
Sinceramente etc.,
ABC."
Quando Poirot recebe a primeira carta todos acreditam ser  uma "brincadeira" feita com o detetive que já estava para se aposentar. Porém,  Poirot sabe que tinha algo de errado com aquela carta e resolve ir ao local investigar. Chegando lá, ele não encontra nada suspeito, mas depois (acho que no dia seguinte) Poirot recebe a notícia de que ocorrera um crime no local onde a carta relatava. A pessoa que foi morta em Andover se chamava Alice Ascher, e junto ao corpo Poirot percebe um guia ferroviário (conhecido como ABC) aberto.
A partir disso, outras cartas são enviadas à Poirot assinadas por "ABC" e outras mortes acontecem. E juntando os fatos de cada assassinato, Poirot reconhece ter uma ligação entre eles. Em todas as cenas do crime um guia ABC aberto era encontrado perto ao corpo da vítima, e Poirot percebe que as mortes seguiam um padrão alfabético (abc...).

A- Alice Asher, morta em Andover.
B- Betty Barnard, morta em Bexhill.
C- Sir Carmichael Clarke, morto em Churston
...

Em cada morte o assassino vai ficando mais confiante, o único erro como disse acima foi ter subestimado Hercule poirot.



Minha Opinião:
Devo dizer que este foi o primeiro livro que li da Agatha Christie e que foi o suficiente para me fazer virar fã de suas obras. Ainda não li nenhum outro, porém já comprei mais quatro livros dela que pretendo ler em breve.Mas, conheço a história de "O Assassinato no Expresso Oriente" porque já vi o filme que foi adaptado do livro.
A leitura flui muito bem, só não li muito rápido porque estava sem muito tempo para me dedicar à sua leitura, porém,  teria ficado um dia inteiro o lendo sem problemas. Ele é um livro que te prende, principalmente nos capítulos mais próximos do fim,  você quer devorá-lo pra saber qual será seu desfecho.
Me apaixonei de primeira por Poirot, ele é um personagem e tanto. Ele consegue perceber detalhes que levam ao assassino que qualquer um passa direto sem prestar atenção, ele é O detetive.
Em relação ao assassino,  eu tive uns dois palpites sobre quem poderia ser, agora adivinha? Eu errei os dois. A Agatha consegue mesmo nos surpreender ao final do livro.

Indica o livro?
Sem nenhuma dúvida. Este é um ótimo livro de ficção policial, vale muito pega-lo pra ler.
Tenho certeza de que quem ler vai adorar. Mesmo aqueles que já leram outros livros da Agatha, ou assim como eu, os que ainda não leram nenhum livro dela, eu recomendo que o leia. É puro encanto com a escrita e com a história em si.


+  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário